Escolha uma Página

Você já ouviu falar na atual liderança executiva da Microsoft depois de substituir Steve Ballmer em 2014? Este artigo é dedicado a responder essa pergunta! Acompanhe a leitura na íntegra.

Satya Nadella é o atual diretor executivo da Microsoft. Ele foi nomeado CEO em meados do dia 4 de Fevereiro de 2014 por Bill Gates sucedendo a Steve Ballmer.  

Liderança

Segundo James Staten, vice-presidente da consultoria Forrester Research para o site da revista VEJA afirmou: “O risco da irrelevância é o principal desafio que Nadella vai enfrentar como CEO da Microsoft. A empresa corre esse risco no mercado de mobilidade, porque ainda é muito associada aos computadores e servidores, que estão se tornando cada vez menos importantes para os consumidores.’’ 

Assumindo a área de serviços na nuvem, a Microsoft conseguiu ótimos resultados porque introduziu rapidamente versões mais modernas de seus principais serviços e uma das características mais marcantes de Nadella é pesquisar muito antes de qualquer tomada de decisão com objetivos bem definidos.

Entre seus principais sucessos está a substituição do Hotmail pelo Outlook.com ocorrida em agosto de 2013 se tornando serviço de e-mail que cresce mais rapidamente, com mais de 400 milhões de  usuários cadastrados. 

A Microsoft sob a gestão de Nadella também criou relações com a concorrência como a Linux. Coordenou a aquisição de outras empresas como a Mojang (sueca que produz games como Minecraft).

As diversas decisões acertadas que tomou também aumentaram o valor das ações da Microsoft que não viam uma valorização expressiva em anos.

Biografia

Satya Narayana Nadella nasceu em 19 de agosto de 1967 em Hyderabad, Índia, hoje sendo naturalizado nos Estados Unidos e é empresário americano mais conhecido por ter assumindo o cargo de CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft.

Formou-se na Manipal Institute of Technology, onde recebeu o bacharelado de Engenharia Elétrica em 1988. Mudou-se para os Estados Unidos para fazer mestrado em ciência da computação, conquistando o título em 1990 pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee, sem seguida recebendo um MBA (Master of Business Administration) pela University of Chicago Booth School of Business.

Trabalhou na Sun Microsystems antes de ingressar na Microsoft em 1992, onde liderou diversos projetos sendo inclusive, um dos responsáveis por implementar uma das maiores redes de computação em nuvem do mundo.

Antes de ser CEO da empresa, foi o presidente da divisão de servidores integrando serviços importantes da empresa para a nuvem (Azure) Entre eles, o banco de dados da Microsoft, as ferramentas para desenvolvedores e o Windows Server, sistema operacional voltado para ambientes de servidores. 

Atuou em serviços de nuvem até o início de 2014, quando foi promovido a CEO da Microsoft após a aposentadoria de Steve Ballmer. Leitor assíduo de poesia (principalmente poesia indiana e americana), tendo publicado livros sobre gestão, Nadella possui uma fortuna avaliada em US$180 milhões no início de 2019.

Novos Projetos  

Nadella participou de uma entrevista ao Wall Street Journal no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, durante a qual também falou brevemente sobre a aquisição da Activision Blizzard, reiterando que será positivo para a concorrência em geral no mercado de videogames. 

Centrando-se em outros temas, sobretudo nos recentes investimentos e evoluções ao nível de Inteligência Artificial com a Microsoft a ambicionar integrar soluções como ChatGPT e similares nos seus produtos, mas uma passagem pela mega aquisição em curso, após as atualizações dos últimos dias. 

Confira a entrevista disponível na plataforma do youtube que aborda sobre os investimentos em IA (Inteligência Artificial) e o projeto próprio como ChatGPT: Satya Nadella: Microsoft’s Products Will Soon Access Open AI Tools Like ChatGPT | WSJ 

Entretanto, a Comissão Europeia se prepara para apresentar suas objeções à aquisição da Activision Blizzard, que implica em a Microsoft ceder algo para que a aquisição possa ser aprovada. 

Portanto a esse respeito, Nadella limitou-se a reiterar sua fala, já divulgada no passado de que a aquisição só será boa para a concorrência no mercado de jogos considerando que a Microsoft é ‘’o concorrente da quarta posição que busca adicionar conteúdo e criar mais oportunidades para editores e jogos para um público mais amplo.’’ de acordo com o CEO da empresa declara: ‘’ Quero dizer, se você acredita na concorrência, também deve acreditar nesta compra. Espero que as autoridades da concorrência se concentrem mais na concorrência em si, isso seria um grande passo adiante.’’

Satya está confiante de que o processo para a aquisição da Activision Blizzard será concluído e convencido da aprovação do acordo entre as duas empresas. A Bloomberg Television disse que é claro que toda aquisição dessa magnitude seria cuidadosamente examinada. Veja a entrevista completa sobre esta aquisição das ações da Microsoft a seguir: 

Referências:

https://windowsclub.com.br/activision-blizzard-ceo-da-microsoft-quer-deseja-competir-com-a-sony/

https://windowsclub.com.br/microsoft-e-activision-ceo-satya-nadella-reitera-que-a-aquisicao-sera-boa-para-a-concorrencia/

https://canaltech.com.br/celebridade/satya-nadella/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/satya-nadella/