Escolha uma Página

Entrevista realizada na própria plataforma chamada Antler com o foco na personalidade em destaque: Andreas Ehn, ex CTO (Diretor de Tecnologia) do Spotify que explica como construir e escalar startups de sucesso. Acompanhe a leitura deste artigo para ler a entrevista na íntegra e saber as atualizações mais recentes sobre Ehn.

Como o CTO, no Spotify ele foi o responsável por contratar a equipe de engenharia de software e liderar o desenvolvimento dos sistemas que formam a base da plataforma de música que a maioria de nós usa todos os dias.

Ehn fez uma viagem para Sydney, na Austrália, como parte de sua função na Antler, uma geradora global de startups e empresa de capital de risco que oferece a indivíduos excepcionais a oportunidade de lançar seu próprio negócio.

Ehn falou sobre construir e escalar startups de sucesso, compartilhando suas dicas e conselhos para outros fundadores e empreendedores. Confira a seguir.

Crescimento do usuário x crescimento da equipe

Quando a abordado sobre seu período envolvido no desenvolvimento, na plataforma de streaming de música Andreas diz: 

“Existem dois tipos de crescimento com os quais você luta, mas que também definem seu sucesso como startup: um é o crescimento de sua base de usuários, e esse é o lado bom. Mas o outro lado, que deve ser impulsionado pelo crescimento de sua base de usuários, é a equipe.”

“Quando eu estava no Spotify, aproximadamente nos primeiros três anos e meio, dobramos nosso número de funcionários a cada ano. Acho que está no limite superior do crescimento sustentável. Muitas startups cresceram mais rápido do que isso, mas acho que é muito difícil manter uma organização e uma cultura razoavelmente eficientes.”

Ele passou a alertar os fundadores:

“Você pode ter falsos positivos ao tentar identificar o ajuste do mercado de seu produto. Só porque algo cresce muito rápido não significa necessariamente que você pode sustentá-lo. Você tem que entender por que ele cresce e pode continuar alimentando o fogo de forma sustentável.”

Contratar é a chave

Capturar e utilizar grandes pessoas com habilidades incríveis é um passo importante para o sucesso. Andreas ainda acrescenta: 

“Quando você encontrar talentos excepcionais, eu diria que os traga a bordo, mesmo que você não tenha um trabalho específico para eles, porque você encontrará algo valioso para eles fazerem”, diz Ehn.

“Se você pode manter o número de pessoas (funcionários) baixo e ainda atender seus clientes, isso é um benefício extremo porque você pode manter a organização muito mais focada e há uma enorme sobrecarga para o crescimento do número de funcionários.”

Embora no geral, Ehn identificou que a contratação é difícil para a maioria das organizações em todo o mundo, independentemente de seu tamanho ou setor ele diz:

“Cada empresa tem seus problemas, mas independente da geografia a contratação é um desafio constante”,  e afirma:

“Ou você está em uma geografia onde não tem muito, ou você está, mas tem muitas outras empresas competindo por ela. Independentemente de você estar em um lugar que não tem muitos engenheiros excelentes ou no meio do Vale do Silício, é igualmente difícil porque é mais competitivo onde há grandes grupos de talentos. Todo mundo luta com isso.”

Ser um Líder Tecnológico

Ao longo de sua carreira, Ehn foi um líder de várias formas. Primeiro como gerente de engenharia, depois CTO, além de diretor do conselho, fundador, consultor e investidor. Todas as funções nas quais ele liderou equipes ou pessoas para alcançar melhores resultados. A partir dessas experiências, Ehn diz que o aspecto mais valioso que aprendeu é ser transparente. Declara:

“Certifique-se de que todos na organização tenham todas as informações”, diz ele.

“Parte disso é apenas como você se comunica e documenta isso de uma forma acessível.”

Ele disse que isso é cada vez mais importante para os líderes de equipes digitais que podem estar espalhados pelo mundo.

Assistência Governamental

Isso dispensa explicações:

“Recebo muito essa pergunta: como podemos redirecionar o governo para startups? Há muitas coisas que você pode fazer, mas a maioria delas envolve não atrapalhar.’’

Fundadores vencedores

Quando questionado sobre o que ele acha que os fundadores devem ser ou possuir para serem bem-sucedidos no futuro, Ehn diz:

“Alguém que tem uma visão que ainda não é comumente compreendida, algo novo que as pessoas em geral não pensaram ou definitivamente acham que não pode funcionar e tem a capacidade, o conjunto de habilidades, mas talvez o mais importante, a tenacidade e a motivação para perseguir isso e lutar contra todos os obstáculos que estarão em seu caminho ao longo da estrada. E quando todos pensam que você vai perder, você ainda acha que vai ganhar.”

Coce sua própria coceira

Saber como começar ou em que focar ao lançar um negócio pode parecer assustador. Em vez disso, Ehn sugere que os empreendedores devem simplesmente usar a seguinte analogia: “coçar a própria coceira”.

O que você precisa pensar sobre isso é: quão comum é esse problema, e quão grande é um problema?” ele ainda complementa dizendo:

“Se você realmente deseja transformá-la (sua ideia) em uma startup, precisa ter certeza de que o negócio resolve um problema grande o suficiente para um mercado grande o suficiente que está disposto a pagar para resolver esse problema.”

Onde está Andreas Ehn, ex-CTO do Spotify, agora?

O nascimento da plataforma de streaming de música Spotify é o tema de uma nova série limitada da Netflix chamada The Playlist.

A série é uma adaptação do livro Spotify Untold e ficcionaliza a história por trás da ascensão do Spotify, fundado em 2006 por Daniel Ek e Martin Lorentzon.

Sendo o primeiro funcionário do Spotify Andreas Ehn, ocupava o cargo de Diretor de Tecnologia da empresa, e costuma ser creditado por concretizar a visão de Ek de um serviço de streaming de música. Ele se demitiu da empresa em 2009. Onde está Ehn agora? Continue lendo para saber mais!

Ehn está ocupado desde que deixou o Spotify. Atualmente mora em Cingapura com Lisa Enckell, sua parceira na vida e nos negócios, e passa grande parte de seu tempo investindo e aconselhando fundos e startups, de acordo com seu site Approach.

Depois do Spotify, Ehn passou mais de quatro anos como consultor na Videoplaza, uma startup europeia de serviços de anúncios em vídeo. Em um artigo do TechCrunch de 2010, o CEO da Videoplaza, Sorosh Tavakoli, descreveu Ehn como tendo: “profundo conhecimento em como dimensionar um negócio com muitos dados e tráfego maciço, mantendo tudo super rápido”.

Em 2011, foi cofundador da Wrapp, um serviço móvel de aquisição de clientes on-line para off-line para varejistas físicos, afirma o perfil de Ehn no LinkedIn. Ele deixou o cargo de CTO da empresa em 2014 e permaneceu no conselho até 2015. A empresa foi adquirida pela Meniga no início de 2019 por um valor não divulgado.

Ehn e Enckell iniciaram o Approach, um projeto para aprender mais sobre o mundo, em 2015. O objetivo deles era passar cinco anos morando em 10 países para aprender e trabalhar com startups e investidores.

Durante dois anos, o casal morou na Indonésia, Alemanha e Índia. Eles se estabeleceram em Cingapura, onde agora moram com seus dois filhos.

Por que Andreas Ehn deixou o Spotify?

Embora The Playlist retrate alguma tensão entre Ehn e o gerenciamento do Spotify, ele disse em um comentário de 2009 no blog de tecnologia GigaOm, que sua saída do Spotify foi “totalmente amigável”.

“Foram três anos incríveis no Spotify, mas estou cada vez mais incapaz de fazer as coisas que amo dentro da empresa e quero tentar outra coisa. Sem ressentimentos”, escreveu Ehn no blog.

Qual é o patrimônio líquido de Andreas Ehn hoje?

Não há muitas informações disponíveis sobre o patrimônio líquido de Ehn. A julgar pela aparência de seus investimentos, seu valor pode estar na casa dos milhões.

Ehn construiu grande parte de seu patrimônio líquido trabalhando para ajudar a construir empresas iniciantes. Em 2020, ele foi um dos cinco investidores que contribuíram com US $6,1 milhões para a startup de ciências biológicas Single Technologies, de acordo com a Crunchbase.

Em 2019, Ehn investiu mais de US $1 milhão na Red Flag, que desenvolveu uma plataforma de contabilidade para pequenas e médias empresas. Hoje, Ehn é ativo na Antler, uma geradora global de startups e empresa de capital de risco.

Referências:

https://marketrealist.com/tech-comm-services/andreas-ehn-spotify-now/

https://medium.com/antlerglobal/former-spotify-cto-andreas-ehn-explains-how-to-build-and-scale-successful-startups-52aef7356b2b