Escolha uma Página

Se você está lendo esse artigo, é porque provavelmente você teve uma ótima ideia de aplicativo, mas não sabia por onde começar a produzir ou está cogitando a possibilidade de aprender a programar aplicativos, certo?

Então saiba que esse post é para você e a boa notícia é que existe um mercado imenso te aguardando, por isso no post de hoje vamos falar um pouco da rotina de uma pessoa desenvolvedora mobile.

Prepare o café e continue lendo.

Porque programar para mobile?

O primeiro ponto é bem simples:

Metade da população mundial – quase 4 bilhões – possui um dispositivo móvel.

Então você consegue imaginar o mercado de atuação?

Essa geração e as futuras já nascem sabendo utilizar um smartphone e com isso a facilidade de aceitação para os sistemas mobiles é imensa e a curva de aprendizado é a mínima possível.

O segundo ponto é uma conta bem simples:

Se existem muitas pessoas utilizando um dispositivo móvel, empresas e mais empresas irão surgir para atender esses usuários e com isso a demanda de desenvolvedores é maior ainda.

Então além de dar a possibilidade de você criar qualquer tipo de aplicativo, desenvolver para mobile é um mercado que estará sempre aquecido.

O que eu preciso para me tornar alguém que programa para mobile?

Hoje você tem diversas opções para começar a desenvolver um aplicativo do total zero. Desde a possibilidade de trabalhar com low code – que exige de você um conhecimento mínimo de programação – e até no code  – onde você não precisa saber sobre nada de programação.

Entretanto essas duas opções possuem diversos limites, então se posso sugerir algo, comece pelo caminho mais longo, pois nele você conseguirá fazer exatamente tudo o que quer.

Hoje em dia, os dois grandes sistemas mais adotados no mundo são o Android(Google) e o IOS(Apple) cada uma das duas grandes empresas possuem suas linguagens de programação específicas.

  • Android – Kotlin
  • IOS – Swift

Com isso, cada tecnologia programa especificamente para o seu tipo de dispositivo móvel. 

Então você já tem uma escolha a fazer, mas caso queira ser mais generalista e deseja programar para as duas plataformas usando a mesma tecnologia, eu te indico fortemente começar estudando Javascript e indo para o React Native.

Porém para deixar esse caminho mais fácil, existem alguns tópicos que caso você saiba antes, terá uma facilidade maior na absorção do conteúdo.

  • Lógica de programação
  • Pensamento computacional
  • Tipos de dados
  • Diferença entre front end, back end e banco de dados

Agora que você já sabe o que procurar para começar a estudar, basta criar uma rotina de estudos e ter uma disciplina forte para lhe auxiliar nesse momento.

Uma vez que você tenha conseguido entrar no mercado de trabalho como desenvolvedor ou desenvolvedora mobile, você terá algumas responsabilidades e prazos para entregar as tarefas.

E isso inclui desde na colaboração e sugestões de melhoria de projetos existentes ou novos, correção de código, implementação de novas funcionalidades, testes e outras demandas ligadas ao seu ramo de atuação.

O fluxo de trabalho pode variar de empresa para empresa, entretanto – em sua grande maioria – é adotada a metodologia ágil, isso sendo um conjunto de princípios que facilitam a entrega de tarefas em times de tecnologia, outro ponto interessante para você estudar também.

Mas indo direto a uma possível rotina de trabalho, você terá uma plataforma de gerenciamento de tarefas que serão atribuídas a você. Nessa tabela você poderá:

  • Acompanhar e reportar as etapas dessas tarefas
  • Informar quais problemas estão impedindo você de evoluir na tarefa
  • Acompanhar o crescimento do projeto
  • Checar prazos
  • Informar aos gestores quando você finalizar sua tarefa

E o ciclo geralmente é esse, você recebe uma tarefa com alguns requisitos, como por exemplo:

“Cria uma tela na área de cadastro do sistema, onde o usuário possa resetar sua senha e trocar seu e-mail registrado”

Você receberá um prazo para a entrega.

Concluindo essa tarefa, o ciclo se repetirá para outra tarefa e assim continua sua rotina.

Agora só depende de você

Claro que esse artigo é um apanhado inicial de um assunto onde você pode se aprofundar cada vez mais e formar uma carreira para a vida toda, mas o importante é você tirar desse texto um norte para seguir.

Nesse início existe uma grande dificuldade em criar esse caminho por conta própria, por isso nós da Coders4Future estamos totalmente dispostos a ajudar você a começar dar os primeiros passos.

Caso queira, entre em contato conosco através de qualquer canal que estiver disponível e será um imenso prazer lhe ajudar nessa caminhada.

Até mais!