Escolha uma Página

Se você não está na internet, você está invisível.

Isso é uma fato!

E quando a gente leva isso pro âmbito comercial, se você não tem um site, você não tem clientes.

Então aqui você consegue perceber uma relação totalmente direta, e até de dependência, entre empresas e desenvolvedores.

Sites são extremamente importantes para os dois, um porque precisa distribuir o seu serviço ou produto para novos clientes e o outro porque pode lucrar – e muito – com sua capacidade de criá-los.

Mas você como desenvolvedor ou desenvolvedora, sabe a principal diferença entre os sites? Sites leves, pesados, estáticos, dinâmicos, performáticos… uma lista enorme de especificidades. 

Caso não saiba, não tem problema, esse texto foi feito para você e garanto que ao final, você será capaz de tomar a melhor decisão antes mesmo de começar a desenvolver.

Vamos lá!

O que é um site?

Um site nada mais é que uma página sobre o conteúdo que você quiser escrever, localizada na internet. Isso possibilita que você tenha um endereço único para alguém possa achar você com mais facilidade.

Sites podem ser grandes vitrines, ou até aplicações inteiras para os clientes comprarem os serviços ou produtos. Com a evolução da internet, os sites estão cada vez mais robustos, podendo também ser enormes centrais de entretenimento e serviços mais complexos como pagamentos de contas e transações bancárias.

Mas isso tem um custo.

O desenvolvedor ou a desenvolvedora, precisa entrar cada vez mais no mundo do desenvolvimento web, e todo o conhecimento básico que antes fazia diferença, agora se torna mais do mesmo.

Por isso que a primeira lição desse texto é:

Mantenha-se sempre atualizado e com estudo contínuo.

O que é hospedagem de um site?

É quando você deixa o código do seu site em um local onde ele possa ser acessado por qualquer pessoa na internet.

Esse processo acontece quando um servidor, seja ele próprio ou de terceiros, armazena os arquivos do seu site e libera para acesso sempre que a pessoa digita a sua url.

Resumindo bem, sempre que você procura um por site em seu navegador, serviços de interpretação e registro verificam em qual máquina está hospedado o site em questão e enviam para você uma cópia na qual o seu navegador apresenta para você.

E aqui está um dos pontos principais.

Existem dois momentos onde esses sites são “montados” para você, tornando assim o site estático ou dinâmico. 

Diferença entre Site Dinâmico e Estático

Quando um servidor envia arquivos que contenham processos javascript no qual será interpretado e renderizado pelo seu navegador, podemos a grosso modo chamar esse site de dinâmico.

Já sites que fazem toda essa pré-renderização diretamente no servidor e enviam pra você quase os arquivos brutos, esses são chamados de sites estáticos.

Escolher entre os dois – ou em casos, até os dois – faz com que você avance mais uma casa no conhecimento de desenvolvimento web.

Imagine que você recebeu um trabalho para desenvolver dois projetos, um é um grande e-commerce de sapatos e o outro é uma landing page de uma dentista.

Qual dos dois tipos de site você vai escolher para cada cliente?

Qual o devo escolher?

Utilizando o exemplo acima devemos dar um passo para trás e entender qual a vantagem e desvantagem dos dois tipos de site.

  • Site dinâmicos:
    • Prós: Interação mais fluida e robusta com clientes, funcionalidades sem limites e design interativo.
    • Contra: Site pesado, devido ao alto processamento em javascript, difícil indexação nos mecanismos de busca.
  • Sites estáticos:
    • Prós: Fácil indexação nos mecanismos de busca, carregamento mais rápido e mais performático em aparelhos com pouco poder de processamento.
    • Contra: Interações limitadas em relação ao dinâmico, dificuldade de implementação de tarefas mais complexas.

Agora que já sabemos as principais diferenças, fica um pouco mais fácil na hora de escolher qual tipo de site deveremos desenvolver para cada cliente.

Para a dentista que precisa ser encontrada nos buscadores com mais facilidade, e que precisa de um site apenas de apresentação do serviço é muito melhor criar seu site pensando num desenvolvimento de página estática.

Já não haverá muita interação com o público que chegará.

Já para o e-commerce é preferível usar sites dinâmicos, uma vez que os usuários terão uma alta carga de interação e farão procedimentos mais complexos, como adicionar itens ao carrinho, filtrar, ordenar, pagar e configurar envio.

Você sempre precisa levar em consideração o propósito final do site no qual está desenvolvendo, pois assim ganhará agilidade e eficácia no processo e resultado final.

Em suma, tudo é pensado na usabilidade final, deixe isso na sua cabeça acima de tudo.

Mas quais tecnologias usar para cada um?

Quais tecnologias posso usar?

Uma das melhores maneiras de estar atualizado sobre boas práticas e ferramentas de desenvolvimento e ficar de olhos em dois pontos específicos:

  • Fóruns sobre desenvolvimento web
  • Mercado profissional

Nos fóruns você consegue acompanhar os que os desenvolvedores atuais estão utilizando em seus programas, assim como discutir e compartilhar aprendizado com quem estiver disposto a participar das conversas.

E no mercado profissional você terá um termômetro do que as empresas estão pedindo como requisito para suas vagas de desenvolvimento. Isso é importante, pois geralmente as tecnologias mencionadas nas vagas estão relacionadas com a segurança que elas trazem para o código de uma maneira geral.

Contudo, vou aproveitar o texto e deixar as tecnologias que eu mais utilizo quando tomo esse tipo de decisão.

Sites dinâmicos:

  • React.js – Uma dos frameworks mais utilizados no mercado atualmente, além de utilizar arquivos jsx que trazem a interação de HTML diretamente no javascript, permitem você criar sistemas grandes e complexos.

Sites Estáticos:

  • HTML + CSS + Bootstrap –  O bom e velho boostrap de guerra é uma das melhores ferramentas que você pode utilizar na atualidade. Além de trazer velocidade de desenvolvimento, lhe dá facilidade de criar layouts responsivos e bonitos com muita facilidade.

Os dois:

  • Next.js – O Next têm ganhado os holofotes justamente pela flexibilidade de conseguir criar sites dinâmicos e estáticos. Através da sua tecnologia, você pode escolher quais partes do site você pode renderizar no navegador, ou no servidor.

Agora só depende de você

A partir de agora você já tem conhecimento o suficiente para tomar decisões na hora de desenvolver websites, além de trazer segurança pro seu código, você terá mais um atrativo na hora de fechar o próximo negócio.

Portanto, tomar decisões quanto a quais tecnologias, ou método utilizado é tão importante quando o ato do desenvolvimento. Entender isso fará você um desenvolvedor ou desenvolvedora, não apenas uma pessoa que sai digitando códigos.