Escolha uma Página

A solução tecnológica foi criada para permitir o crescimento das redes baseadas em TCP/IP. Ainda no início da década de 1980, a implantação da tecnologia trouxe mudanças significativas, possibilitando a replicação e a distribuição de informações entre computadores. 

Refletindo sobre isso, este artigo tem como objetivo apresentar os principais pontos em relação ao servidor DNS: o que é, como funciona, e porque essa tecnologia é importante para o usuário. Compreender como o servidor DNS direciona o tráfego para aplicação web, continue a leitura e saiba mais sobre o tema! 

O que é servidor DNS?

DNS corresponde a uma sigla para Sistemas de Nomes de Domínio e esse sistema é usado para traduzir os nomes de domínios em endereços de IP, permitindo que os navegadores acessem outros recursos da internet.

O servidor DNS é um computador que contém um banco de dados com endereços de Internet Protocol (IP) ou protocolo de comunicação via internet e os seus respectivos domínios associados, eles executam softwares específicos e se comunicam entre si com base em protocolos especiais. Em termos práticos, os servidores fazem a ligação entre um domínio e número de IP que nada mais é do que a identificação do servidor para qual o domínio está apontado.  

Como funciona o DNS?

Quando os usuários inserem um domínio na barra de endereços do seu navegador, eles serão levados para o site que querem visitar. Apesar de parecer instantânea, essa tarefa consiste em diversos passos, formando um procedimento conhecido como DNS lookup ou processo de resolução do DNS. 

Vamos dar um exemplo de como acontece normalmente o processo de resolução do DNS para ilustrar melhor como funciona. Digamos que você queira acessar o site da Coders, e então insere o coders4future.com na barra de endereços do seu navegador. O que você está fazendo aqui é enviar uma solicitação de DNS. 

Em seguida seu computador vai checar de maneira local se ele já armazenou uma entrada DNS no domínio que você enviou. O registro DNS é um endereço IP que corresponde ao nome do domínio totalmente qualificado. Primeiramente, o seu computador vai procurar nos arquivos de hosts e no cache. 

O arquivo hosts é um arquivo de texto simples que mapeia os hostnames ao endereço de IP de um sistema operacional enquanto o cache é composto por dados temporários armazenados por um componente de hardware ou software. 

Entretanto, os endereços de IPs correspondentes para o serviço de DNS normalmente são encontrados no cache do seu navegador ou no cache do seu provedor de internet. Contudo, se nenhum endereço de IP correspondente for encontrado no seu arquivos hosts ou no cache, serão adicionados alguns passos ao processo de resolução DNS. Se o seu computador não conseguir encontrar um endereço de IP correspondente no seu arquivo hosts ou no cache, ele vai enviar a sua solicitação DNS para uma rede de quatro servidores DNS. A lista a seguir vai mencionar mais um pouco sobre cada servidor DNS e como eles funcionam. 

DNS Recursivo: ou DNS resolver age como o primeiro intermediário entre um computador e outros servidores DNS. Seu propósito é encaminhar a solicitação para outros servidores DNS, e então enviá-la de volta quando tiver sido respondida. Quando o DNS recursivo recebe uma solicitação, ele vai primeiro procurar dentro do seu cache para encontrar  um endereço de IP correspondente para aquele domínio. 

Se esse endereço de IP for encontrado, a solicitação enviada aos servidores DNS acaba aqui e você imediatamente verá o site que deseja visitar. Todavia, se ele for achado, o DNS recursivo vai enviar a solicitação para o próximo servidor DNS: o servidor raiz.

Servidor-raiz: ou root name server fica no topo da hierarquia do DNS. Pense nele como se fosse um banco de referências. Não armazena a informação que você está procurando, que é o endereço de IP referente ao domínio solicitado, mas dá ao seu navegador as instruções para encontrá-lo. Assim que o servidor-raiz recebe uma solicitação do DNS recursivo, ele vai identificar o domínio de topo daquele nome de domínio. Então, ele vai comunicar para o DNS resolver ir até o name server do TLD correto. 

Servidor de Domínio de Topo ou TLD name server é um servidor DNS responsável por armazenar e gerenciar informações sobre domínios que usam um domínio de topo (TLD) específico. Um TLD é parte final do nome de domínio, inclui exemplos como  .com.br, .com, .org, .online e .net. Se a sua solicitação é para encontrar o endereço de IP de coders4future.com, o servidor-raiz vai redirecionar o DNS recursivo para o name server do TLD .com  em seguida, o name server do TLD vai informar ao resolver o local do endereço de IP correspondente dentro de um servidor autoritativo específico.

Servidor Autoritativo: ou servidor DNS autoritativo é a autoridade final no processo de resolução do DNS. Armazena todas as informações relacionadas ao domínio que você deseja visitar, incluindo seu endereço de IP, o DNS recursivo vai obter o endereço de IP e mandá-lo de volta para o seu computador, direcionando-o para o site. 

Finalmente, o DNS resolver executar o processo de caching do DNS, armazenando na forma de dados temporários os endereços de IP coletados de servidores autoritativos. Em outras palavras, o caching do DNS faz com que, da próxima vez que você quiser visitar o mesmo site ele simplesmente vai enviar de volta o endereço de IP que foi obtido anteriormente. 

Qual é a importância do servidor DNS? 

No que diz respeito ao funcionamento dos servidores DNS destacamos dois pontos: os processos de busca e redirecionamento. O primeiro deles tem a ver com a procura do IP correspondente ao domínio digitado no navegador. O segundo se refere ao redirecionamento do IP encontrado para o servidor no qual o site solicitado está hospedado. Nesse contexto, é interessante que você saiba que existem 13 servidores DNS principais em todo o mundo, chamados de ‘’raiz’’ Sem eles, navegar na internet do modo como fazemos seria impossível.

Referências:

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-dns

https://www.valuehost.com.br/blog/o-que-e-um-servidor-dns/