Escolha uma Página

Parágrafo a seguir é apenas uma constatação realizada a mais de 5 anos atrás pela Sociedade Brasileira de Computação, inclusive antes da Pandemia.

A Sociedade Brasileira de Computação acredita que, para uma carreira sólida em Ciência da Computação, as disciplinas de programação de computadores são essenciais para os alunos. Porém, observa-se que uma parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades nessa aprendizagem devido ao modelo de ensino vigente.

A pandemia COVID19, apenas acelerou algo que inevitavelmente aconteceria em alguns anos. O uso massivo de tecnologia em todos os setores da economia global. Portanto, a busca por profissionais qualificados e capazes de construir aplicações tecnológicas se tornou uma verdadeira caça de pássaros raros, pois a quantidade de alunos em cursos tecnológicos nas universidades não têm condições de atender a essa demanda. Por outro lado, existem milhões de profissionais de outras áreas que estão mudando suas carreiras por conta da aceleração da tecnologia na vida das empresas e na nossa vida.

E o que tudo isso tem haver com o futuro do trabalho? Segundo o fórum mundial econômico no relatório The Future of Jobs de 2020, faz uma análise completa do que está acontecendo no mercado de trabalho.

Uma das conclusões do relatório é o destaque para o crescimento de 20 profissões que tiveram aumento de demanda em 2020 e já possuem indicativos para 2025. Das 20 profissões destacadas, quase todas  estão ligadas diretamente com tecnologia. Entre analista de dados, cientistas de dados, especialistas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina, automação de processos, profissionais de marketing digital, internet das coisas, gerentes de projetos, estrategistas, engenheiros de fintech, profissionais de banco de dados e de operação em computação em nuvem, especialistas de riscos e especialistas em desenvolvimento de organizações. A digitalização de tudo e o cuidado com as relações humanas faz parte do futuro do trabalho. Para todas as profissões destacadas existem algumas habilidades que são apontadas, pelo fórum mundial econômico, como essenciais para as pessoas que irão exercer essas profissões.  

Algumas dessas habilidades são comuns para quem já lida com computação. Resolução de Problemas e pensamento estratégico já fazem parte de qualquer profissional que lida com a criação de soluções computacionais.

Segue a lista das 10 habilidades que são essenciais para os profissionais do futuro:

  • Resolução de problemas e tomada de decisões
  • Pensamento estratégico
  • Inovação
  • Gestão de Pessoas
  • Autocontrole
  • Iniciativa
  • Orientação para mercado
  • Liderança de equipe
  • Capacidade de negociação
  • Flexibilidade

A Quarta Revolução Industrial já tinha iniciado uma mudança no mercado de trabalho mundial. Com a automação industrial em aceleração foi ainda mais complicada – e em alguns casos acelerada – pelo início da recessão relacionada à pandemia de 2020. A única certeza que temos é que a maioria das profissões do futuro estarão ligadas a algum tipo de inteligência artificial ou automação computacional.