Escolha uma Página

Por que preciso saber Banco de Dados?

A grande maioria dos sistemas que desenvolvemos envolvem banco de dados e em todas as áreas de mercado existe a necessidade de coletar, manter e obter informações de forma simples, rápida e segura.

No cadastro de produtos para um controle de estoque ou registro de vendas, por exemplo, as informações que precisam ser manipuladas devem ser incluídas e mantidas em um Banco de Dados. No aprendizado de programação, compreender a estrutura do Banco de Dados ajuda na lógica e criação de um bom código.

Alguns cursos que ensinam programação conciliam esse aprendizado para a formação de um programador completo, como na Coders4Future que possui um módulo inteiro focado em Banco de Dados.

A seguir vamos abordar alguns tópicos que ressaltam a importância desse aprendizado e dicas para os primeiros passos no mundo de Banco de Dados.

O que é um banco de dados?

De forma conceitual um Banco de Dados é uma coleção organizada de informações – ou dados – estruturadas, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador.

Um Banco de Dados é geralmente controlado por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (DBMS).

De forma didática podemos comparar um Banco de Dados a uma planilha do Excel, onde podemos listar todas as informações que achamos necessárias, como por exemplo os produtos que foram vendidos em uma loja, porém vamos imaginar que essa loja seja uma grande rede varejista.

Como fazer esse controle de vendas?

É aí que o Banco de Dados entra.

Os Bancos de Dados se tornaram de vital importância para empresas, nele é possível armazenar toda e qualquer tipo de informação relevante que os sistemas precisam utilizar, e há duas décadas se tornaram uma mina de ouro para o desenvolvimento de IA (Inteligência Artificial) e principal fonte de matéria prima para a “Era da informação” através da mineração de dados.

Uma informação importante que devemos saber para dar início aos primeiros passos em Banco de Dados é que ele utiliza SQL como linguagem de programação.

O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem padrão para manipulação de registros em Banco de Dados.

Ela é uma linguagem estável e que se adapta às evoluções das outras linguagens.

Uma vez que se aprende essa linguagem será possível utilizá-la em todos os bancos relacionais.

Uma dica valiosa é conciliar o estudo de SQL ao inglês técnico, pois a linguagem SQL é bastante literal, ou seja, a grande parte dos comandos são o que a palavra realmente significa, tornando-a assim mais fácil de aprender, mesmo que você esteja iniciando na área de tecnologia e não tenha experiência na área de programação, não deverá ter problemas para compreender seus conceitos.

Quando começar a compreender e dominar os conceitos básicos como SELECT, FROM, WHERE, JOIN, já será possível aplicar esses comandos na geração de listagem de clientes e/ou relatórios, por exemplo.

Seguindo nesse entendimento, não demorará para que sejam dominados os INSERT, UPDATE, DELETE e avance para os níveis mais completos utilizados nas aplicações SQL.

Por qual banco de dados começar?

Hoje, é comum encontrar diversos tipos de Sistemas de Banco de Dados, cada um com suas próprias características.

Podemos citar alguns exemplos:

  • Oracle;
  • MySQL;
  • SQL Server;
  • PostgreSQL

Para os primeiros passos podemos utilizar o MySQL na versão Community Edition, edição não comercializável e disponível gratuitamente para download, é muito utilizada de forma acadêmica e sua aplicação é similar a utilizada comercialmente, além de possuir uma enorme diversidade de conteúdo disponibilizado na web, tornando o MySQL o banco de dados de código aberto mais popular do mundo.

Quero trabalhar com Banco de Dados

Quem trabalha com bancos de dados é um profissional bastante técnico.

É preciso entender lógica e linguagem SQL, esse profissional geralmente tem uma formação em Informática.

Os alunos adquirem conhecimentos e habilidades essenciais para o trabalho com bancos de dados, entre eles:

  • Estrutura de dados;
  • Linguagem de banco de dados (SQL);
  • Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DMBS);
  • Lógica de Programação;
  • Segurança em sistemas de informação;
  • Big data;
  • Business Intelligence (BI).

Um profissional de destaque

Não só de Banco de Dados vive um Coders, é muito importante deixar claro que o estudo de SQL e a estrutura de banco, devem ser conciliadas ao aprendizado da linguagem de programação escolhida, juntamente com boas práticas de desenvolvimento de sistemas.

No mercado de trabalho um profissional que possui esses requisitos sai na frente da concorrência.

Referências:

https://www.mysql.com/

https://www.oracle.com/br/database/what-is-data-management/

https://pt.wikipedia.org/wiki/SQL