Escolha uma Página

Todos os anos o mercado tecnológico recebe milhares de jovens em busca de ser um profissional de qualidade, porém quantos jovens hoje em dia se sentem capacitados para lidar com os problemas reais da área de tecnologia?

De acordo com as estimativas da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de tecnologia da informação (TI) demandará cerca de 797 mil novos talentos dentro de um período de 5 anos.

Porém o número se contrapõe à baixa quantidade de formação de mão de obra anualmente, despertando a preocupação do risco de permanecer uma lacuna de profissionais qualificados para ocupar os postos vagos.

As empresas com o foco na área de tecnologia estão buscando identificar bons profissionais entre os recém-formados no ensino superior para que consigam contratar antes da concorrência, desempenhando também por conta própria a formação de cada profissional internamente.

Área da Tecnologia é o que mais emprega hoje no Brasil

O cenário promissor deste mercado para jovens foi impulsionado devido a aceleração do processo de transformação digital provocada pela pandemia de covid-19, mudando a dinâmica nos processos de contratação apontando a necessidade de se reinventar para não ficar de fora do mercado digital.

Segundo Sólon Caldas diretor executivo na Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e professor universitário: ‘’82% terminam a graduação e em 1 ano já está inserido no mercado.’’

A Everis, consultoria multinacional de negócios e tecnologia da informação, que tem, no momento, 800 vagas abertas para programadores, está entre os que ainda buscam mais profissionais com senioridade e tempo de carreira.

“Hoje existe uma demanda muito forte para profissionais que já trazem experiências mais técnicas, mas também focamos em formar pessoas. Claro que atacamos todos os lados, mas existe uma demanda significativa por programadores com mais experiência.” afirma Tatiana Porto, diretora de Recursos Humanos da Everis.

Referências: CNN Brasil, Correio Braziliense, brasscom.