Você programador ou Dev atuante, ou aquele que almeja ingressar no mercado de trabalho e que, simplesmente gosta de aprender coisas novas, assistir a séries voltadas para a temática tecnológica pode ser uma ótima ideia. Assim é possível aliar um interesse profissional e acadêmico com diversão e entretenimento. Acompanhe a leitura deste artigo na íntegra com nossa dica de 5 séries sobre tecnologia que vale a pena conferir!
Devs (FX)

Dentre os destaques de lançamento de 2020 a primeira criação do diretor da série Alex Garland planejou para a TV a temporada inteira apenas contando uma história como essa, que gira em torno de conceitos que estão além do que é tratado normalmente em ficções científicas e considerada a primeira das melhores séries sobre tecnologia.
E sem muitos diálogos prévios para explicar termos científicos, como determinismo ou livre arbítrio, Garland propõe ao longo de Devs uma mediação visual sobre tais conceitos diferente de outras grandes ficções. No que diz respeito à sinopse da série, Devs segue a protagonista Lily Chan, interpretada por Sonoya Mizuno, uma engenheira de computação que trabalha na empresa de tecnologia Amaya. As coisas fogem do comum quando seu namorado é promovido para o setor que dá o nome a série e , em seguida, desaparece. Este acontecimento em específico faz com Chan passe a investigar a empresa na qual trabalha e o CEO, interpretado por Nick Offerman
Disponível: Assistir | Devs | Star+ (starplus.com)
Mr. Robot (USA Network)

Nos dias atuais o grupo de hacker conhecido como Anonymous é provavelmente o coletivo mais proeminente no cenário mundial. Responsável pela derrubada de sites dos governos tanto da Tunísia quanto do Egito em 2011 durante a chamada Primavera Árabe, a atuação política do grupo não tardou a ser inspiração para o mundo da TV.
Em Mr. Robot, o criador Sam Esmail fez uso da atuação do coletivo para propor uma discussão ainda maior entre os hackers, a democracia e o capitalismo. Rami Malek é o ator que interpreta Elliot Alderson, vingador durante o período da noite e fantoche do sistema durante o dia, em uma Nova Iorque infestada por conglomerados de mídia.
Consciente do que as empresas representam, inclusive a firma no qual trabalha, Alderson encara dilemas morais ao se encontrar dentro da fsociety, um grupo de hackers determinado a destruir o maior conglomerado de mídia que contém todos os registro de dívida da população. Enraizado na realidade que temos hoje, o que mais assusta em Mr. Robot não são os engravatados ou quão longe eles irão atrás de dinheiro e poder, mas sim a tecnologia do mundo orquestrado por Esmail. Afinal, a tecnologia presente no seriado como: celulares, notebooks e internet é a mesma que temos hoje e se usada intencionalmente, pode provocar mudanças, principalmente dentro do sistema democratico.
Disponível: Prime Video: Mr. Robot – Season 1
Westworld (HBO)

Um lugar que você pode ser o que quiser, fazer o que lhe agrada e no tempo que é propício para seu gosto. Pode parecer um videogame no estilo Grand Theft Auto, mas faz parte da premissa de Westworld, um dos carros chefes da HBO.
No panorama geral, Westworld é o nome de um parque de diversão futurista com temática faroeste onde pessoas com recursos financeiros podem transitar e interagir livremente uns com os outros, além de realizarem fantasia que não cabem no mundo real.
No entanto, era pra ser assim ao menos, até os anfitriões – robôs que lembram pessoas reais e NPCs daquele mundo tomarem consciência do que são e de traumas vividos anteriormente. Mesmo que a primeira temporada tenha servido para apresentar os personagens e discutir as possibilidades de futuros distópicos não tão distante assim como exemplo disso é o caso de Cyberpunk 2077 ao longo das demais temporadas Jonathan Nolan e Lisa Joy autores do seriado respectivamente inserindo com o enredo e seus personagens vem discutindo as implicações de lidar com inteligência artificial e o rumo que estamos levando como sociedade.
Disponível: Westworld (2022) | Assista online | HBO Brasil
O código Bill Gates (Netflix)

Se você se interessa em conhecer um pouco mais da trajetória de uma das principais mentes por trás da grande organização Microsoft, a minissérie da Netflix, reúne, em 3 episódios, os principais acontecimentos da vida de Gates. Ao longo da história é possível entender melhor o que levou o empresário a desenvolver o sistema e como as suas ideias surgiram. Por conta disso, pode ser uma trama bastante inspiradora para quem tem interesse em seguir na área da tecnologia e quem sabe, uni-la com a paixão pelo empreendedorismo.
Disponível: Inside Bill’s Brain: Decoding Bill Gates | Site oficial da Netflix
Black Mirror (Netflix)

É uma referência ao efeito de quando um monitor ou aparelho de televisão é desligado, possibilitando que o espectador veja seu próprio reflexo. Dentre as séries mencionadas até então não seria possível deixar de incluí- la na mesma medida. Haja TV quebradas, mentes destruídas e desgaste emocional para cinco temporadas de puro comentário social e muitas vezes de explodir cabeças.
Criada em 2011 por Charlie Brooker na emissora britânica Channel 4 responsável em realizar a transmissão da série por um período. Black Mirror serve para a sua audiência uma ótica peculiar sobre a sociedade moderna, principalmente com a criação de novas tecnologias e de como elas afetam negativamente.
O pessimismo é recorrente em boa parte dos episódios que compõem a antologia, sendo que cada capítulo retrata uma situação e tecnologia específica. Brooker, também assume o papel de roteirista não poupa sarcasmo e circunstâncias que beiram o ceticismo referente ao rumo da humanidade como um todo.
Entretanto, por que assistimos algo que nos incomoda tanto? Talvez porque nunca a série tenha parecido tão real e isto tornou- se o alerta da ficção científica o tempo todo. Black Mirror não foi feito para crucificar a tecnologia, mas evidencia como comportamentos humanos podem ser levados ao extremo se levado em consideração o abuso da mesma.
Disponível: https://www.netflix.com/br/title/70264888
Referências:
https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/